Só de sentir a água do mar na boca, já percebemos que aquela é uma água muito diferente, não é? Isso porque a água do mar está repleta de sais. Para vocês terem uma ideia, para cada litro de água do mar, temos pelo menos 32 gramas de sais.
O sal que mais ocorre é o Cloreto de Sódio (NaCl), o mesmo sal que usamos para cozinhar. Além dele, substâncias como magnésio, potássio e cálcio, estão presentes em concentrações menores. Sabendo de tudo isso, é lógico que já podemos esperar que beber a água do mar não seja uma boa ideia.
E realmente não é. Inclusive, dependendo da quantidade ingerida pode até levar a morte. Para funcionar bem e manter o equilíbrio, nosso corpo precisa de sais, mas somente 0,9% do nosso sangue é composto por sais. Na água do mar existe cerca de 4% de sais, um valor bastante alto para os padrões do corpo humano, principalmente quanto à taxa de cloreto de sódio. Se ingerirmos essa água, nosso intestino receberá uma quantidade de sal muito maior do que a que temos circulando em nossos vasos sanguíneos.
Nosso corpo vive em constante busca o equilíbrio e por isso, ao ingerirmos água salgada o organismo tentará diminuir a quantidade excessiva de sais através de um processo chamado osmose. O processo vai deixar a parte líquida do sangue (plasma) com uma concentração de sais muito maior do que deveria e os outros sais podem saturar nosso sangue e ainda irritar a mucosa intestinal. Isto também resultaria perda de consciência com danos cerebrais. Os rins parariam de funcionar pois não saberia lidar com o excesso de sal no sangue.
A partir daí o corpo só iria desidratar e pedir mais água e beber mais água salgada seria um desastre total.
É claro que o que foi dito aqui não precisa ser levado ao pé da letra. Beber sem querer um pouquinho de água enquanto se diverte no mar não muitos problemas, no máximo poderá causar uma diarreia, mas matar a sede com a água do mar certamente não é uma boa ideia.
Beber água do mar não é uma boa ideia mesmo que você esteja com MUITA sede!